segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A história do cosplay



Muita gente adora fazer, e ainda tem os que "sabem tudo" sobre o assunto, mas eu te pergunto:

Você conhece a história dos cosplays?
Ah, claro foi criado no Japão certo? COMPLETAMENTE ERRADO!

Os cosplays nasceram nos EUA por volta de 1940 com o estouro dos hqs e os primeiros cosplays de mangá e anime que se trem registro são posteriores a década de 70, sendo a pratica levada apenas na década de 80 para o japão.
Os primeiros cosplays eram de personagens inventados pelos fãs de hqs e revistas de ficção para ir a convenções de quadrinhos ou encontrar os amigos em festas do gênero. A palavra cosplay deriva de costume ( traje) e play ( brincar, agir) e tem o significado de brincar de se vestir ou brincar de se fantasiar. (ou seja, não fique ofendidinho quando chamarem seu cosplay de fantasia por que ele é exatamente isso).
O cosplay veio para o brasil junto com os primeiros eventos de anime no fim de 1990 com a fama do anime cavaleiros do zodíaco.
Este tipo de caracterização hoje em dia pode ser visto provindo de todos os ramos de mídia e não só revistas em quadrinhos ou  animes. O intuito inicial era de se fazer seu personagem favorito, o que hoje em dia já não é uma verdade por que muitas pessoas escolhem personagens específicos para apenas chamar atenção ou ganhar em concursos e disputas.
Apesar de ser para a diversão muitos cosplayes e shows absurdos como Heros of Cosplay fazem uma imagem de disputa o tempo todo, por prêmios e principalmente atenção.
A ideia de que você tem que fazer todo o cosplay sozinho e sem ajuda alguma é simplesmente boba. Ninguém tem a obrigação de saber fazer tudo. Existem muitos profissionais competentes no brasil que oferecem cosplays a um preço justo. Existem também os que obram absurdos, mas basta não comprar com eles. Na maioria das vezes são os mais mal feitos.
A maior competição brasileira é o WCS que é um torneio mundial com sua final situada no japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário